domingo, 11 de outubro de 2009

Ana Bolena

Toda mulher já quis um dia em ser Ana Bolena.
Intrigante, sedutora, avassaladora, sem os artifícios disponíveis dos dias de hoje. Ana Bolena utilizou apenas sua inteligência e seu corpo para mudar o rumo político e religioso da Inglaterra. Isso por volta de 1500, quando nós, tupiniquins, acabávamos de ser descobertos.
Quem já não sonhou em mudar o rumo de sua vida?! Ana Bolena não foi diferente em seus desejos. Sonhou em ser Rainha da Inglaterra e para isso, convenceu Henrique VIII de que deveria se divorciar de Catarina de Aragão, mesmo com toda a contrariedade da Igreja Católica. Henrique rompeu com o Papado e fundou a Igreja Anglicana e ela, por final, teve sua coroa.
No meio disso tudo, a falta de sorte, pois a maior ambição de Henrique seria ter um filho varão que desse continuidade à sua dinastia. Nos dias de hoje, Ana Bolena não teria maiores problemas para descobrir o sexo de seu bebê e muitos de seus problemas estariam resolvidos.
A história se repete desde então, tempos de instabilidade política onde amores, corrupções, religiões e intrigas mudaram destinos com a certeza de que o envolvimento de paixões pessoais com o poder faz parte da natureza humana.
Mas Ana foi apaixonada. Loucamente e avassaladoramente apaixonada por Henrique VIII. Talvez o que Ana não contou foi o ambiente onde não lhe faltaram inimigos que conspiraram para sua derrota e terminaram por influenciar Henrique a determinar sua morte na guilhotina na Torre de Londres
Ana pode ter sido manipuladora com sua sedução, mas que mulher não pensa ou não deseja uma paixão absolutamente ardente?!. Que mulher não pensa em ter um rei que transforme conceitos, religiões e castelos por conta de um amor? Henrique fez isso.