quinta-feira, 10 de março de 2011

O Zé existe

Tem gente que chama de “Zé” a pessoa cujo nome desconhece.
O garçom de um boteco: “Ô Zé! Mais uma ceva, por favor!”
O cara que corta tua frente no trânsito: “Pôrra, Zé! Tá cego ?”
Mas o Zé existe e é uma figura caricata, super conhecida na região. Até minha irmã conhece o Zé! “Claro, mana! O Zé!”
O Zé é muito inteligente e culto, o tipo de pessoa que tu fica horas conversando e ele tem uma história para ilustrar cada um dos assuntos que vocês conversarem.
A primeira vez que eu vi o Zé, ele me enganou. Estava lá, dentro do closet dele. Sim, porque o Zé não tem armário pra sair, o Zé tem closet.
Filho de família rica, nunca precisou trabalhar como nós, meros mortais. Herdou dos pais, imóveis e uma graninha suficiente para ter uma vida de dolce fare niente de dar inveja a qualquer um. Para completar e deixar vocês ainda mais com inveja, o Zé herdou toda a fortuna do casal de tios que faleceu. Ele tem irmãos, mas sei lá porque cargas d’água, os tios escolheram o Zé para herdar toda a bufunfa deles.
E lá por seus 40 anos de idade, o Zé descobriu que trabalhar enobrece (os outros, lógico, mas enobrece) e resolveu fazer um “H” como designer de máquinas em uma empresa grande, localizada na cidade onde ele morava.
É claro que o Zé enjoou de trabalhar e foi morar sozinho, lá no interior do interior, num sítio onde celular não pega e o vizinho mais próximo fica lááááá longe, há quilômetros de distância.
Dizem que faz experimentos misturando sementes e colhendo frutos e plantas meio duvidosos, assim como ele.
O Zé tem um amigo que mora com ele. Ele conta que o amigo separou-se da esposa e como não tinha onde morar, o Zé convidou-o para ficar lá, até ele se ajeitar. É que o Zé tem um grande coração. E uma aliança no dedo esquerdo. E um anel de relógio que ele comprou nas tendinhas de camelôs, durante sua estadia na praia. Tem de todas as cores, segundo ele, azul, com detalhe em dourado, cor-de-rosa, prateado, verde e amarelo... Sim, porque provavelmente tu vai querer comprar um anel igual ao dele, então ele já vai te dando todas as dicas para tu não errar a tendinha.
Ah! O Zé não tem carro. Vai de táxi para a praia! Sabe quanto custa um táxi até a praia ? Pois é, só o Zé pode chegar em grande estilo, de táxi, na praia.
O Zé emana luz por onde ele passa, a presença dele ilumina o ambiente, a noite vira dia, o sol perde o brilho. É que ele tem uma lanterna de led no boné  e quando ele conversa contigo, aquela luz bate no olho e cega todo mundo.
Sim, ele comprou a lanterna na mesma tendinha de camelô onde ele comprou o anel de relógio.