sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Vem chegando o Ano Novo


Hoje é o último dia do ano e, novamente, a internet e revistas publicam textos que nos ensinam a fazer listas das coisas que gostaríamos de fazer diferente no "ano que vai nascer".
Sempre enumero algumas coisas mentalmente e, também mentalmente, juro a mim mesma que vou cumprir uma a uma. Lógico que isso não acontece e lógico que até esqueço algumas promessas que fiz. Mas não me importo com isso, e sim, me preocupo em viver.
Conheci um cara que traçou metas para ele ao longo da vida: ao 25 anos queria estar formado, aos 30 anos queria ter um filho, em tal data não sei o quê. E, se porventura, alguma coisa saía fora do que ele tinha programado, POW! , tiro no obstáculo, e vamos adiante.
Por um lado, é muito legal toda essa persistência e concentração nos objetivos; mas, também é muito ruim não ter jogo de cintura e não saber lidar com as alterações de trajeto, até porque, nem todas estas alterações são ruins, e é muito bom saber lidar com elas, sabendo viver.
Ele não faz as coisas porque gosta, não sente o que realmente quer sentir, mas faz o que é certo fazer e sente o que é certo sentir. Enfim, tenho pena dele, quando penso que ele não consegue libertar os sentimentos, só toma sorvete com a colherinha e não se lambuza nunca, só come pãozinho de queijo com guardanapo para não queimar as mãos. Se é que tu me entendes....

Seja feliz em 2011! Movimenta tua vida e as energias, troca as coisas de lugar na tua casa, cola o que está quebrado, conserta o que está estragado, compra coisas novas para tua casa, compra compra um presente para ti! Te afasta de pessoas que te deixam deprimido, que sugam tua energia, que não agregam valor à tua vida e valoriza as pessoas que ficam alegres quando tu estás alegre, e que te dão um ombro amigo, quando tu estás triste. Preserva teus amigos, liga para eles para contar as novidades, e se não houver nenhuma, pergunta a eles como estão, senta num boteco com eles para falar muita bobagem. Cuida da tua família e a ame incondicionalmente, como um leão. Te livra das relações que não te fazem bem, joga no lixo as coisas ruins, e procura te relacionar com quem te faça rir e cuide de ti.

É assim que tento seguir, desde 2006. Não é fácil não, e confesso, existem coisas que ainda preciso aprimorar , mas tenho certeza que com o tempo, eu consigo. É como um alcóolatra que fica um dia sem beber, depois outro e outro...


Na minha lista de "things to do in 2011" , tenho dois desejos somente: 
1) ser feliz, com direito a tudo o que há de bom: saúde, dinheiro, amor, amigos, alegrias, etc.
2) vacinar criancinhas doentes no Cambodja ou desvermifugar pinguins no Alaska,  no próximo Natal.

Feliz Ano Novo !!!