domingo, 20 de setembro de 2009

No clima FARROUPILHA....


Inspirada no que a Gabi escreveu, vou contar a minha experiência de 20 de setembro de 2009... Na rua em que minha mãe mora, estava programado um desfile cívico para sábado... Sábado é dia de comer na casa da mãe, assim como domingo. Pois bem... cheguei na casa da minha mãe e em seguida uma multidão se formava na rua... Eram várias escolas da zona norte de Porto Alegre aglomeradas para o desfile cívico. Fui pra sacada, como metida que sou. E eu chorei. Chorei vendo um grupo de umas 10 crianças com menos de 10 anos cantando o hino riograndense, como se estivessem ensaiando. Lembrei de quando eu aprendi o hino, de quando aquelas palavras não me faziam qualquer sentido, de quando a hora do hino era um tempo que matávamos aula. Eu sei o hino, eu canto o hino, eu me emociono com o hino... seja no final das solenidades de formatura ou ouvindo crianças de alguma escola da zona norte de Porto Alegre... A minha emoção deve vir do orgulho de ser gaúcha, de amar a terra em que vivo, mas também de ter conhecido um pouco da história desse povo tão guerreiro. Bom gente... essa é a minha homenagem ao 20 de Setembro! bj bj
Todos de pé, para cantar o hino:

Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o vinte de setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Um comentário:

  1. Nosso hino é lindo. Quando era criança, aprendi a cantar o nacional (lógico), o riograndense e a Canção do Expedicionário!

    ResponderExcluir