sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Receita de um Ano Novo



Para você ganhar um

belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris ou
cor da sua paz

Ano Novo sem comparação com
todo o tempo já vivido

Para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo,
remendado às carreiras, mas
novo nas sementinhas do vir-a-ser;

novo até no coração das
coisas menos percebidas

novo, espontâneo, que de tão perfeito
nem se nota

Não precisa fazer lista de
boas intenções para arquivá-las na gaveta

Não precisa chorar arrependido pelas
besteiras consumidas

nem acreditar que por
decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas
mudem e seja tudo claridade

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome...
você, meu caro...
tem de merecê-lo
tem de fazê-lo novo

Eu sei que não é fácil
Mas tente, experimente,
consciente

É dentro de você que
o Ano Novo cochila
e espera
desde sempre. 


Carlos Drummond de Andrade

2 comentários:

  1. oi Ka

    Eu já comecei minha reinvenção deste ano e este poema do Drummond veio bem a calhar neste momento. Nós sempre esperamos um milagre acontecer e não fazemos nada para mudar nossa situação. Nada de deixar na gaveta as resoluções de ano novo.

    Beijos

    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Eu também já recomecei a minha, Dani. Exatamente às 00:01 de hoje.
    ;)
    Bjos

    ResponderExcluir