segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CONCEITOS

Química? Qual seu conceito? Pelo jeito terei que ficar muito tempo me tratando com a Cris Manfro. Acho até que devo propor para que eu pague uma conta mensal dela no consultório, tipo luz... Eu e minhas perguntas...
Química é aquilo: ou se tem ou não se tem!! Mas tenho dificuldade de definir. Talvez o melhor conceito de ter “química com alguém” é passar da 1 da manhã até as 5:30 transando. Aliás, em mais de 4h não se transa. Se transa, faz amor, faz sexo, conversa, faz carinho e mais um monte de coisas...
E Adão tem umbigo? Adão mesmo... Aquele que vivia em união estável com a Eva... Afinal se tem umbigo, nossos conceitos vão ser modificados por conta de nossas crenças... E se Adão não tem umbigo... A gente continua a acreditar em todos os dogmas e conceitos imputados desde nosso estado embrionário.
Eu não soube responder à Marina – minha sobrinha de 13 anos que me fez este questionamento. Perguntou pro pai, pra mãe, pra profe de catequese e parou em mim. Fiquei pensando: será que Miguel, sobre o andaime na Capela Sistina pintou o umbigo de Adão? Tive que fazer um grande esforço na memória pra lembrar do tempo que fiquei em estado de choque, paralisada olhando aquele teto (além da dor no pescoço que não sairia da memória jamais). Adão ali não tem umbigo, ate porque está de pernas entrelaçadas escondendo suas partes íntimas e o possível umbigo, tentando atingir a mão de Deus... Tipo ET no filme...
E fadas? Matei muitas. Cada vez que a Marina fazia uma “mal-criação” eu matava uma fada. Aliás, se eu residisse no mundo das fadas teria sido condenada a prisão perpétua pelo extermínio (no mundo das fadas não deve existir pena de morte). Até que um dia a Marina (essa de 13 anos que na época deveria ter uns 6) perguntou: “por tão pouco a fada vai morrer?” Mudança de conceito.... Parei de matá-las, tampouco, atingir uma das asas. Afinal às vezes eu só quebrava uma asa quando a “mal-criação” era do tipo moderada.
Mas o que me faz refletir mesmo, é que não são as respostas que movem o ser, são, sim, as perguntas bem elaboradas.
Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário